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em Gestão da Educação
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Curso





Mestrado em Gestão da Educação





TURMA JANEIRO DE 2018
 
1.  APRESENTAÇÃO:

Instituto Latino-Americano de Educação – ILAE em convênio com a Universidad de la Integración de las Américas – UNIDA, situada em Assunção – Paraguai torna público a abertura de inscrições para o curso de Mestrado em Gestão da Educação, período 2018.1. Reconhecido pela Resolução nº 22/2013 - Consejo de Universidades de Paraguai, órgão similar ao CAPES no Brasil, o curso tem duração de dois anos, com a realização de aulas presenciais, ministradas nos meses de janeiro e julho, seguindo de igual período para desenvolvimento e apresentação do projeto de Dissertação. O Mestrado em Gestão da Educação tem como propósito desenvolver processos de formação necessários para uma gestão eficaz das instituições de ensino. Por isso, oferece um programa que enfatiza a utilização de métodos de investigação educacional qualitativa, com foco na pesquisa e nas questões práticas, ou seja, na ação educadora. Seguindo essa premissa do método investigativo, o curso instiga a um processo de reflexão acerca das instituições de ensino, sejam elas públicas ou privadas, capaz de resultar em maior participação por meio de um processo de melhoria contínua que tem como base a construção coletiva de planos estratégicos que favoráveis ao alcance de uma educação de qualidade. Ao final, o programa visa possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências que resultem em profissionais conscientes do seu papel e capazes de desenvolver planejamentos e estratégias capazes de assegurar a eficácia na gestão das instituições de ensino. 
 
 2. DOS OBJETIVOS: 
a) Contribuir para o aprimoramento da prática docente do ensino superior, proporcionando aos mestrandos princípios teóricos, epistemológicos e metodológicos que lhes possibilitem a uma maior compreensão da complexidade da atividade acadêmica.

b) Formar profissionais capazes de promover a pesquisa, a inovação e a incorporação de novas tecnologias educacionais, visando a melhoria da qualidade do ensino e da gestão acadêmica.

c) Desenvolver profissionais com habilidades em planejamento estratégico, diagnóstico e realização de projetos de investigação educacional. 

d) Incentivar a transformação da prática profissional do professor, à fim de contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico no campo das instituições de ensino superior.

e) Fomentar a renovação gradual e permanente da prática profissional dos professores.

f) Estimular à formação de professores e ao uso da pesquisa no ensino superior.

g) Difundir a importância dos valores éticos e sociais para o exercício da docência do Ensino Superior. 
 
3. DA LEGISLAÇÃO PARA O RECONHECIMENTO DE TÍTULO NO BRASIL:

I.     LDB – Lei de Diretrizes e Bases nº 9.394/1996. Art. 48 (parágrafos: § 1º, § 2º, § 3º). Conforme a LDB para ter validade no Brasil, o diploma concedido por estudos realizados no exterior deve ser submetido ao reconhecimento por universidade brasileira que possua curso de pós-graduação avaliado e reconhecido pela Capes. O curso deve ser na mesma área do conhecimento e em nível de titulação equivalente ou superior. 
 
II. MEC_Portaria Normativa Nº. 22, de 13 de dezembro de 2016 - Dispõe sobre normas e procedimentos gerais de tramitação de processos de solicitação de revalidação de diplomas de graduação estrangeiros e ao reconhecimento de diplomas de pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado), expedidos por estabelecimentos estrangeiros de ensino superior. 
 
4. DA MODALIDADE DE ENSINO:

O curso é presencial, com carga horária de 480 horas aulas e compreende 04 (quatro) módulos, com 15 (quinze) dias de aulas, realizados nos meses de janeiro e julho. Ao final do cumprimento das disciplinas o aluno terá 02(dois) anos para desenvolver o Projeto de Pesquisa Científica (Dissertação). Cumpre dizer que a metodologia está voltada para o aprofundamento das questões teórico-práticas, onde o (a) aluno (a), por meio da troca de conhecimentos e experiências, desenvolve o seu pensamento crítico. Por esse motivo, o Projeto de Pesquisa (Dissertação), deverá estar relacionado com um tema pertinente ao curso e escrito em espanhol, tendo em vista que será apresentado, ao final do curso, perante a banca examinadora. 
Além do estímulo à pesquisa, durante as sessões de aprendizagem o professor fará uma apresentação detalhada dos objetivos, do conteúdo, além de destacar as diretrizes de avaliação e atividades educacionais prestadas dentro e fora da sala de aula. Por outro lado, o professor estimula à participação ativa dos alunos ao trazer informações atualizadas, problemas e questionamentos que elevem a capacidade reflexiva dos  alunos. Assim, a partir de cada módulo, o (a) aluno (a) assume a responsabilidade pela sistematização do saber, tornando-se sujeito da aprendizagem. 
 
Desse modo, o professor se torna um verdadeiro mediador entre a cultura, a ciência, o conhecimento acadêmico e as expectativas de aprendizagem dos alunos, organizando, gerindo e estimulando a iniciativa e a criatividade, resultando em um rico processo de construção do conhecimento.  
 
5. DA ESTRUTURA DO PROGRAMA: 
   (*) O Projeto de Investigação Aplicada (PIA), e desenvolvido a partir do segundo módulo. A nota final se obterá ponderando, um peso de 30%, da média das notas obtidas nos avanços parciais da PIA, segundo ao quarto módulo, e, com um peso de 70%, da nota obtida como resultado da avaliação do trabalho final e da exposição e defesa oral do projeto. 


6. DO SISTEMA DE AVALIAÇÃO: 
A sistemática de avaliação adotada para o curso de Mestrado em Gestão da Educação é contínua e será realizada ao final de cada módulo. Através dela, os professores aplicarão um trabalho e orientarão sobre sua forma de execução, disponibilizando, se for o caso, o material de apoio correspondente. Portanto, como se trata de uma avaliação modular, o resultado (nota) será correspondente ao trabalho produzido e entregue pelo (a) mestrando (a). 


 MÓDULOS DISCIPLINAS Educação Superior: Tendências e Políticas Educacionais Modelos Didáticos e Teoria de Aprendizagem Liderança na Educação Sujeito da Aprendizagem Novas Tecnologias na Didática do Ensino Superior O Processo de Ensino - Aprendizagem Programação do Ensino-Aprendizagem Projeto de Pesquisa Aplicada (*) Avaliação da Aprendizagem Gestão de Projeto na Educação Projeto de Pesquisa Aplicada (*). Mediação de Qualidade na Educação Superior Técnicas de Monitoramento e Controle Elaboração e Avaliação de Orçamentos Gestão de Centros Educacionais Gestão da Qualidade Educacional Projeto de Pesquisa Aplicada (*) 1 2 3 4

 No que se refere à avaliação final, será realizada por meio da elaboração e defesa de um projeto individual, seguindo uma temática aplicável em nível superior. O mesmo contará com orientação metodológica de um tutor, observando-se as normas vigentes do Conselho das Universidades do Paraguai.  Ao final, de acordo com a qualidade do trabalho, será considerada a ponderação entre a avaliação final e os trabalhos desenvolvidos em cada módulo. Assim, o grau de avaliação poderá ser limitado a: a) Aprovação: 80%. b) Passe com distinção: 90%. c) Aprovado com distinção máxim: 100%. 


7. DO CORPO DOCENTE

Myrian Liz Gómez de Pedroso; Raúl Antonio Aguilera Méndez; Graciela María Molinas Santana; Sergio David González Ayala; Maria Esther Cabral Torres; Cintia Claudia Villalba. 
 
 8. DA TITULAÇÃO:  

Mestre em Gestão da Educação 
 
9. DO INVESTIMENTO:

 Consultar a Secretaria de Pós-Graduação do ILAE

10. DO PROCESSO DE SELEÇÃO:

O processo de seletivo consiste em etapa única, através de análise curricular, onde o (a) candidato (a) deverá preencher a ficha de inscrição no site http://www.ilae.com.br/inscricao/ e enviar para a coordenação acadêmica através do e-mail posgraduacao@ilae.com.br com os seguintes documentos: Síntese Curricular, Carta de Intenção expondo a razão e interesse em participar do Mestrado, Cópias do Diploma de Graduação e Histórico Escolar e Solicitud de Admisión.  O resultado da seleção será oficializado por meio de carta, a ser enviada, para o e-mail do candidato. 
  
11. DA MATRICULA:

Para realização da matrícula o (a) candidato (a) deverá efetuar o pagamento do Boleto Bancário, referente à Matrícula, e enviar por Sedex juntamente com Contrato de Prestação de Serviço assinado em duas vias ao ILAE. 
 
Além disso, deverá encaminhar por Sedex os seguintes documentos: Síntese Curricular, Carta de Intenção expondo a razão e interesse em participar  do Mestrado e Solicitud de Admisión (Preenchido e Assinado), impressos, seguindo-se de cópia autenticada dos seguintes documentos: Diploma de Graduação, Histórico Escolar, RG, CPF, três fotos 3x4 (com nome no verso) e comprovante de endereço.  
 
12. DAS DATAS E HORÁRIOS DAS AULAS

As aulas acontecerão no mês de janeiro de 2018, conforme os horários dispostos: segundas as sextas-feiras, das 8h30min às 19h. Sábados das 8h às 13h. 
 
 13. DO LOCAL DAS AULAS

As aulas serão realizadas no campus da Universidad de la Integración de las Americas – UNIDA, situada na Avda. Venezuela, 1353 c/Tte. Insauralde, Assunção – Paraguai.  
 
 14. DO ENDEREÇO PARA ENVIO DA DOCUMENTAÇÃO:

Instituto Latino-Americano de Educação - ILAE

Secretaria de Pós-graduação

Rua Conselheiro Lafaiete, 96/402 - Copacabana

22081-020 - RIO DE JANEIRO – RJ

BRASIL 
 
 
 



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