Logo



Facebook     Twitter     Skype     Linkedin     Youtube     Picasa     RSS

 
Google+ Você está em: Inicial > perguntas-frequentes > index.php

ÔĽŅ

Perguntas Frequentes




1) O que é o ILAE?


 

O Centro de Estudos Internacionais - CEI – Assessoria e Consultoria em Serviços Educacionais, parte do Instituto Latino-Americano de Educação (ILAE), foi fundado em 24 de novembro de 2008, tendo seu registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – CNPJ 10 492.182/0001-19, tem por objetivo articular-se com instituições nacionais e estrangeiras para a realização de cooperação técnico-científica e cultural.

Deseja proporcionar à comunidade alternativas de formação permanente e contínua, com apoio no oferecimento de cursos de formação científica, tecnológica, cultural e artística e elaboração de projetos de alcance social e na prestação de serviços.

O ILAE tem a finalidade de contribuir para maior integração latino-americana. Realiza pesquisas e estimula trabalhos que enriqueçam o acervo de conhecimentos e técnicas nos setores abrangidos. Propõe-se oferecer cursos de doutorado, mestrado, especialização; extensão;planejamento e organização de eventos; educação comparada e disseminação da cultura latino-americana.

O ILAE, nas suas atividades de intercâmbio, proporciona, também, a oportunidade de conhecer culturas de outros países e de integração pela convivência pessoal, tanto entre os brasileiros quanto entre estes e os estrangeiros. 

 




2) Onde o Centro de Estudos Internacionais est√° situado?


O Centro de Estudos Internacionais está situado no Centro Empresarial Oficce Tower:

Avenida Evandro Lins e Silva 840, sala 319 Cep: 22631-470- Barra da Tijuca - RJ




3) Gostaria de informa√ß√Ķes sobre a UMSA



A UMSA foi criada em 05 de novembro de 1956, dentro do que estabelece o Decreto Lei 6403/55. Seu reconhecimento oficial data de 1961, mediante Decreto PEN n. 5799, dentro do que estabelece a Lei 14537, todas da Argentina.

A UMSA é assim uma das primeiras Universidades privadas estabelecidas na Argentina. É uma universidade consolidada, respeitada e séria.




4) Como estão as normas de revalidação de diplomas no Brasil?



O Conselho Superior do Mercado Comum (MERCOSUL), em sessão realizada no mês de dezembro de 2009, em Montevidéu, adotou a Decisão 29/09 que regulamenta a implementação do Acordo de Admissão de Títulos e Graus Acadêmicos para o Exercício de Atividades Acadêmicas nos Estados Partes do MERCOSUL. O Conselho resolveu que sua Decisão deverá ser incorporada ao ordenamento jurídico interno dos Estados Partes antes de 1º de julho de 2010.

O artigo 2º da Decisão diz que “a admissão de títulos e graus acadêmicos para os fins do acordo não se aplica aos nacionais do país onde sejam realizadas as atividades de docência e pesquisa”. Desse modo, o diploma obtido por brasileiro, no exterior, deve ser reconhecido por universidade brasileira na mesma área do conhecimento e em nível de titulação equivalente ou superior (artigo 48 da Lei n. 9.394/1996).

Dentro da nossa legislação as universidades públicas estão aptas para considerar a admissão de títulos e graus acadêmicos solicitada por seus detentores mediante procedimentos apropriados.

Diz o parágrafo § 3º do artigo 48 da LDB: os diplomas de Mestrado e de Doutorado expedidos por universidades estrangeiras só poderão ser reconhecidos por universidades que possuam cursos de pós-graduação reconhecidos e avaliados, na mesma área de conhecimento e em nível equivalente ou superior. Esse é o requisito básico.




5) Como se dá a revalidação de diploma de pós - graduação expedido por universidade estrangeira?


A Lei no 9.394/96, em seu art. 48 § 2o, dispõe que as universidades pública que tenham curso do mesmo nível e área ou equivalente, respeitando-se os acordos internacionais de reciprocidade ou equiparação, revalidarão os diplomas expedidos por universidades estrangeiras, na forma em que estiver prevista e disciplinada em seu estatuto ou regimento, podendo ainda a instituição condicionar a revalidação ao cumprimento de adaptações regulamentares.




6) A revalidação do diploma ou certificado de estudos de nível superior realizados no exterior é suficiente para o exercício da profissão no Brasil?


A simples revalidação do diploma ou certificado não é suficiente, mas é condição fundamental para a obtenção do registro profissional, que é a autorização que habilita o profissional a exercer sua atividade regularmente no Brasil. Sem este registro, veda-se o exercício da profissão, mesmo que o profissional tenha em mãos a revalidação de estudos de nível superior realizados no exterior.

O registro profissional pode ser obtido junto à entidade de classe respectiva, no Estado onde o interessado irá fixar residência. Por exemplo, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para o curso de Direito; Conselho Regional de Medicina (CRM) para o curso de Medicina; Conselho Regional de Engenharia (CREA) para o curso de Engenharia; Conselho Regional de Psicologia (CRP) para o curso de Psicologia; e assim por diante.É importante lembrar, entretanto, que nem todas as profissões exigem o referido registro para o exercício da profissão. Nesse caso, bastará a revalidação do diploma.




7) Quando se iniciam os cursos de Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad del Museo Social Argentino?


Os cursos são ministrados em módulos de duas semanas. Meses de fevereiro e julho de cada ano.




8) Em que idioma os cursos s√£o ministrados?


Os cursos são ministrados em espanhol.




9) Como é a seleção do candidato?


A seleção do candidato é feita por análise curricular.




10) A freq√ľ√™ncia do aluno aos cursos de p√≥s-gradua√ß√£o √© obrigat√≥ria?


Sim, a freqüência não pode ser inferior a 75% das horas ministradas.




11) Como posso fazer minha matrícula?


Acesse nossa matrícula on-line onde constará procedimento e documentos necessários para a Pré-inscrição.




12) Como se d√° a hospedagem?


O CEI tem convênio com a FLOT operadora turística que oferece condições
especiais e pacotes diferenciados, que podem ser parcelados em diversas
vezes. A FLOT tem mais de 25 anos de tradição no mercado e diversas
unidades no Brasil. Contato: Mathieu Conilh
55 21 3513-9068 55 21 7867-6908
flotrio@flot.com.br
www.flot.com.br

 




13) Se for reprovado em uma disciplina poderei curs√°-la novamente?


Sim poderá cursar a mesma disciplina ou uma disciplina equivalente.




14) Terei que pagar para recuperar disciplinas ou módulos ?


Sim, e os valores serão os mesmo da turma em que você fará o módulo.




15) O Curso de Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais é reconhecido na Argentina?


 O Curso está devidamente reconhecido dentro da legislação da Argentina pela Comisión Nacional de Evaluación y Acreditación Universitaria - CONEAU, mediante resoluções  nº 510/00 e  nº 534/01.

http://www.coneau.edu.ar/index.php?item=34&apps=1024&tpl=busc_posgrado




16) Se desistir do curso recebo meu dinheiro de volta?


Não existe devolução de valores pagos.




Instituto Latino Americano de Educa√ß√£o ® 2009-2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia

+55 (21) 3145-1082 / (21) 3502-1747. Rua Conselheiro Lafaiete, 96/402 - Copacabana. CEP: 22081-020 - Rio de Janeiro - RJ.

Sobre o Site



Calend√°rio   |   Contato   |   Mapa do Site   |   Pol√≠tica de Privacidade
 
CEI - Centro de Estudos Internacionais