Logo



Facebook     Twitter     Skype     Linkedin     Youtube     Picasa     RSS

 
Google+ VocĆŖ estĆ” em: Inicial > publicacao > artigo > ver.php

ļ»æ


Artigo




10/11/2014 Ć s 17:47:56

A ImportĆ¢ncia da Lingua Espanhola no Mundo!



A IMPORTÂNCIA DA LINGUA ESPANHOLA NO MUNDO!

[i]POR: Dalva Marques Martins

ORIGEM DA LÍNGUA ESPANHOLA:

A língua espanhola originou-se do Latim vulgar falado por parte da população que constituía a Península Ibérica. Mais tarde recebeu o nome de castellano (castelhano) ou língua castellana (castelhana), por ocasião da residência dos reis no reino medieval de Castilla (Castela). Nos dias de hoje, embora o nome ainda seja referência, após a constituição da Espanha como nação e a tentativa de uniformizar o idioma do país, a língua foi oficializada como “espanhol”.

Mesmo o espanhol sendo a língua oficial, não é a única falada na Espanha. Existem outras línguas como, o catalán (catalão), o valenciano, o gallego (galego), o basco ou euskera e também inúmeros dialetos ou variações da língua oficial, entre eles o andaluz, o extremeño (extremenho), o murciano, o canario(canário). Estas línguas e os dialetos são primitivos de diferentes regiões da Espanha e possuem grande importância para a população local, mesmo sendo tratados como segunda língua são, por vezes, mais utilizados do que o espanhol.

No final do século XV, com as novas conquistas territoriais dos espanhóis, a língua expandiu-se por toda a América e sofreu inúmeras modificações, ora permanecendo dentro dos limites de uso popular e outras se propagando por todo o país. Estas ocorreram por questões geográficas, culturais e sociais de cada região, pela coexistência com as línguas indígenas locais e, ainda, pelas peculiaridades dos seus próprios falantes, na maioria soldados e imigrantes de diversas origens.

Assim, com todas as suas variedades, o espanhol tornou-se a língua materna de países como: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Porto Rico, República Dominicana, Uruguai, Venezuela, além de língua oficial na Guiné Equatorial (por ter sido colônia Espanhola na África), Filipinas (por ter sido colônia espanhola na Ásia) e na Espanha.

 

A LÍNGUA ESPANHOLA NA ATUALIDADE:

A língua espanhola hoje é considerada a terceira língua mais falada no mundo e não se limita apenas aos falantes de língua materna, que já ultrapassa os 300 milhões de pessoas. Esse número cresce a cada ano pela quantidade de indivíduos que aprendem o idioma como uma língua estrangeira.

O inglês sustenta o primeiro lugar, seguido do mandarim, falado na China, que permanece em segundo lugar devido à quantidade de habitantes deste país, porém o espanhol se destaca no mundo comercial, principalmente na comunidade européia, onde junto com o inglês são as línguas mais utilizadas. Outro dado interessante é que vem alcançando um número considerável de internautas, sendo atualmente a terceira língua mais utilizada na internet.

No Brasil, a proximidade com as fronteiras de países hispanofalantes e o aumento das relações comerciais impulsionadas pelo MERCOSUL, levaram o governo brasileiro a introduzir a língua espanhola como oferta obrigatória nas escolas, através da Lei nº 11.161, em 05 de agosto de 2005.

 


[i] Profª Dalva M. Martins é professora universitária. Especialista em economia e relações internacionais, pós-graduada em docência do ensino superior e doutoranda em ciências empresariais pela Universidad Del Museo Social Argentino


Instituto Latino Americano de EducaĆ§Ć£o ® 2009-2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia

+55 (21) 3145-1082 / (21) 3502-1747. Rua Conselheiro Lafaiete, 96/402 - Copacabana. CEP: 22081-020 - Rio de Janeiro - RJ.

Sobre o Site



CalendĆ”rio   |   Contato   |   Mapa do Site   |   PolĆ­tica de Privacidade
 
CEI - Centro de Estudos Internacionais