Logo



Facebook     Twitter     Skype     Linkedin     Youtube     Picasa     RSS

 
Google+ Você está em: Inicial > publicacao > artigo > ver.php

ÔĽŅ


Artigo




24/10/2017 às 18:28:55

Revista. Pro-Posi√ß√Ķes √© um f√≥rum para a apresenta√ß√£o e discuss√£o de novas pesquisas



Publicação de UNICAMP - Faculdade de Educação
versão On-line ISSN 1980-6248

Missão

Pro-Posições é um fórum para a apresentação e discussão de novas pesquisas e abordagens teóricas que, independentemente da área de conhecimento, contribuam para a reflexão crítica sobre as várias dimensões da Educação. A revista acolhe a produção original do campo e publica artigos em diferentes formatos, gêneros e estilos.

 

Informações básicas

 

A Revista Pro-Posições, criada em 1990, é uma publicação quadrimestral de editoria da Faculdade de Educação da Unicamp.

O periódico ocupa uma posição consolidada como uma das principais publicações na área das Ciências da Educação, atingindo significativa variedade temática e conceitual e oferecendo um amplo escopo internacional, apoiado por seu corpo editorial.

São publicados artigos, ensaios e revisões bibliográficas originais. Textos submetidos são apreciados supondo-se que não foram previamente publicados e que não estão sendo examinados para publicação por nenhum outro periódico ou editora. Os artigos são avaliados pelos editores e por pareceristas ad hoc. Tanto os autores quanto os revisores permanecem anônimos durante todo o processo de avaliação.

O título abreviado da revista é Pro-Posições, que deve ser usado em bibliografias, notas de rodapé, referências e legendas bibliográficas.

 

 

Fontes de indexação

 

BBE – Bibliografia Brasileira de Educação (Brasil, Cibec/Inep/MEC) - http://pergamum.inep.gov.br/pergamum/biblioteca/index.php
Edubase (Brasil, FE/Unicamp)
Iresie - Indice de Revistas de Educación Superior y Investigación Educativa (México, UNAM)
Latindex - Sistema Regional de Información en Línea para Revistas Científicas de América Latina, el Caribe, España y Portugal (México)
DOAJ - Directory of Open Access Journals (Suécia)
Inist-CNRS - Institut de L'information Scientifique et Technique (França)
OEI - Organización de Estados Iberoamericanos para la Educación, la Ciencia y la Cultura - Biblioteca Digital
ERA - Educational Research Abstracts (Inglaterra)

Incluída em:

Diretório do Portal de Periódicos da Capes (www.periodicos.capes.gov.br)
Scientific Electronic Library Online - SciELO (www.scielo.br)
Qualis/Capes - A1
Filiada à Associação Brasileira de Editores Científicos (Abec) (www.abecbrasil.org.br)

 

 

Propriedade intelectual

 

Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY.

A Pro-Posições adotou até jun/2015 a licença Creative Commons do tipo BY-NC. A partir de Jul/2015 a licença em uso é do tipo BY.

A revista on-line é o acesso aberto e gratuíto.

 

 

Política de Acesso Aberto

 

Pro-Posições adota o modelo de Acesso Aberto e desse modo é permitido a qualquer pessoa ler ou fazer download, e copiar e disseminar para propósitos educacionais.

Editor Responsável

Silvio Donizetti de Oliveira Gallo (Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Depto. de Filosofia e História da Educação, Campinas, SP, Brasil) <gallo@unicamp.br>

 

Escopo e política editorial

 

A Revista Pro-Posições tem como objetivo divulgar a produção acadêmica na área da Educação. Publica artigos inéditos, ensaios, resenhas, documentos e textos oriundos de publicações fora de catálogo.

A Revista Pro-Posições subscreve o Código de Conduta do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/).

 

Envio de manuscritos

 

ENCAMINHAMENTO
Os trabalhos devem ser submetidos (no formato .doc ou .rtf) exclusivamente através do sistema de submissão online da Scielo/ScholarOne: http://mc04.manuscriptcentral.com/pp-scielo.

Durante o processo de submissão, os autores deverão atestar que o artigo inédito não está sendo examinado para publicação por nenhum outro periódico ou editor.
Para garantir a avaliação anônima, todas as indicações de autoria devem ser apagadas dos originais. Aprovado o artigo para publicação, as informações necessárias poderão ser acrescentadas.

Todos os autores do manuscrito deverão ser adicionados e vinculados ao artigo. Garantindo assim, que o texto anônimo do artigo seja relacionado aos autores somente através do sistema de submissão.

PROCESSO DE AVALIAÇÃO
Após a revisão formal preliminar, a editoria encaminha o trabalho ao julgamento autônomo de no mínimo dois avaliadores, cujas áreas de competência estejam relacionadas com o tema do texto. Ao final do processo, os autores recebem comunicação relativa aos pareceres emitidos, garantindo-se a confidencialidade dos pareceristas. Recursos e problemas específicos são examinados e decididos pelos Editores.

IDIOMAS
A Pro-Posições recebe textos em português e também nos idiomas alemão, espanhol, francês, inglês e italiano. Excetuando-se os artigos em espanhol, os textos serão traduzidos para o português e publicados, na versão online, também na língua original.

APRESENTAÇÃO e EXTENSÃO
O artigo deverá ter a seguinte formatação: papel tipo A4 (297 x 210mm) e margens de no mínimo 3 cm. O texto deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12 e contar com no máximo 60.000 caracteres (incluindo espaços, legendas, referências bibliográficas e notas de rodapé).
As resenhas deverão ter no máximo 15.000 caracteres. Destaques em geral deverão ser feitos com aspas ou itálico, NÃO utilizando negrito ou sublinhado.

TÍTULOS, RESUMO, PALAVRAS-CHAVE, ABSTRACT e KEY-WORDS
Os artigos deverão conter: resumo (até 150 palavras), palavras-chave (até cinco) que, independentemente da língua original do texto, deverão ainda ser vertidos para o inglês (abstract e keywords). O título também deve possuir uma versão para o inglês e deve ser conciso e especificar claramente o assunto tratado.

CITAÇÕES e REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
A Pro-Posições adota as normas de publicação da American Psychological Association - APA (http://www.apastyle.org).
A exatidão das referências constantes na listagem e a correta citação no texto são de responsabilidade do(s) autor(es) dos trabalhos.

ILUSTRAÇÕES, FIGURAS e TABELAS
As ilustrações, figuras e tabelas devem estar no corpo do texto impresso e conter legendas (figuras e ilustrações) ou enunciados (tabelas).

Cada imagem do texto (figura, ilustração, fotografia, etc.) também deverá ser enviada através sistema de submissão em formato *.jpg ou *png e com resolução mínima de 300 dpi.

NOTAS EXPLICATIVAS
As notas explicativas serão enumeradas consecutivamente dentro do texto, no formato de notas de rodapé.

RESPONSABILIDADE IDEOLÓGICA
Os artigos cuja autoria é identificada representam a expressão do ponto de vista de seus autores e não a posição oficial da Revista Pro-Posições ou da Faculdade de Educação da Unicamp.

O envio de qualquer colaboração implica automaticamente na cessão integral dos direitos autorais à Pro-Posições, que não se obriga a devolver os originais das colaborações examinadas.

ENDEREÇO PARA SUBMISSÃO:
http://mc04.manuscriptcentral.com/pp-scielo

Não há taxa para submissão e avaliação de artigos.

A revista Pro-Posições adota o sistema CopySpider para identificação de plagiarismo e subscreve os códigos de conduta científica do Committee on Publication Ethics (COPE) (http://www.publicationethics.org/), bem como as diretrizes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (http://www.cnpq.br/web/guest/diretrizes) e o manual de boas práticas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (http://www.fapesp.br/boaspraticas/).

 

Av Bertrand Russel, 801
13083-865 - Campinas SP/ Brasil
Tel.: (55 19) 3521-6707

http://www.scielo.br/img/pt/e-mailt.gif
proposic@unicamp.br


Instituto Latino Americano de Educa√ß√£o ® 2009-2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia

+55 (21) 3145-1082 / (21) 3502-1747. Rua Conselheiro Lafaiete, 96/402 - Copacabana. CEP: 22081-020 - Rio de Janeiro - RJ.

Sobre o Site



Calend√°rio   |   Contato   |   Mapa do Site   |   Pol√≠tica de Privacidade
 
CEI - Centro de Estudos Internacionais