Logo



Facebook     Twitter     Skype     Linkedin     Youtube     Picasa     RSS

 
Google+ Você está em: Inicial > publicacao > noticia > ver.php

ÔĽŅ


Notícia




01/10/2014 às 16:16:41

Psicóloga fala sobre 'o primeiro dia de escola' das crianças



Quando chega o momento da criança começar a frequentar o ambiente escolar, ela é apresentada a um novo universo, maior do que o que ela está acostumada. Novos amigos, brincadeiras e aprendizados.

Psicóloga fala sobre

A reação da criança à entrada na escola vai depender de suas experiências anteriores. De acordo com a psicóloga Annie Wielewicki, um filho criado exclusivamente pelos pais, principalmente por pais superprotetores, certamente terá mais dificuldades para se adaptar, para se socializar e apresentará mais sentimentos de ansiedade. “Nesses casos, o choro diante da escola ou até mesmo da preparação para ir à escola é muito provável”.

Por outro lado, crianças que apresentam comportamentos de independência – por terem tido a oportunidade de conviver com outras pessoas e terem sido expostas a diferentes contextos – terão mais facilidade para lidar com esse novo meio. “O comportamento esperado será muito mais de exploração do novo ambiente do que de reclusão e choro”, explica Annie.

Além das mudanças na rotina da família, a entrada na escola causa outras alterações significativas. “A criança precisa se adequar a novas normas, tem que aprender a compartilhar, esperar, ceder, e tem uma oportunidade mais intensa de desenvolver respeito pelo próximo. Ela se vê um ambiente potencialmente favorável para desenvolvimento de autoconfiança em função da aprendizagem de uma série de novos comportamentos. No entanto, pode haver efeito contrário caso o desempenho adequado da criança não seja favorecido, pois ela pode se perceber rebaixada em relação aos colegas”, revela a psicóloga.

Segundo Annie, contato com pessoas com histórias familiares diferentes é uma experiência enriquecedora, mas ao mesmo tempo também pode trazer alguns conflitos.

A psicóloga destaca que o papel dos pais é fundamental para facilitar ou dificultar o processo de adaptação da criança na escola. “Algumas coisas podem ser feitas antes mesmo de a criança ir ao primeiro dia de aula, como comprar o material junto com o filho e tratar a inserção na escola com entusiasmo. Se possível, também podem levar a criança para conhecer a escola e a professora antes das aulas se iniciarem. Se o ambiente se tornar mais conhecido, a ansiedade diminui”.Ela também afirma que o comportamento dos pais em casa pode ajudar. “Se a criança se sente segura do amor dos pais, ela tende a ter menos problemas com a adaptação escolar”.

Para Annie, esse novo meio de convívio é importante para o desenvolvimento da criança. “A escola é um ambiente que pode favorecer o desenvolvimento de comportamentos importantes para a vida da pessoa como independência, autoconfiança, respeito, habilidades sociais, resolução de problemas e resistência à frustração. Porém, é necessário que os pais estejam atentos e também favoreçam o desenvolvimento desses comportamentos incentivando, dando exemplo e valorizando os acertos e as tentativas”.

Fonte: CBN

 


Instituto Latino Americano de Educa√ß√£o ® 2009-2017. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia

+55 (21) 3145-1082 / (21) 3502-1747. Rua Conselheiro Lafaiete, 96/402 - Copacabana. CEP: 22081-020 - Rio de Janeiro - RJ.

Sobre o Site



Calend√°rio   |   Contato   |   Mapa do Site   |   Pol√≠tica de Privacidade
 
CEI - Centro de Estudos Internacionais