Logo



Facebook     Twitter     Skype     Linkedin     Youtube     Picasa     RSS

 
Google+ VocĆŖ estĆ” em: Inicial > publicacao > artigo > ver.php

ļ»æ


Artigo




05/07/2018 Ć s 14:54:42

ROTEIRO PARA ELABORAƇƃO DO PROJETO DE PESQUISA



(MESTRADO E DOUTORADO).

 

ESTRUTURA DO PROJETO ENQUANTO TEXTO

 

                                                                                                                                                                        Por: Dalva M. Martins

 

Apresentação

Trata-se de um roteiro sucinto para orientar o candidato ao Mestrado ou Doutorado na preparação de seu Projeto de Pesquisa. Esse Projeto de Pesquisa é importante, pois você poderá discuti-lo com professores da universidade e, durante os períodos de aulas poderá ir aprimorando e reformulando-o até o final do Curso.

Estrutura do Projeto

1. Folha de rosto. Deve conter, na primeira linha, o nome do candidato. No centro, o título do Projeto. A seguir, ainda no centro, a designação «Projeto para Seleção ao Mestrado ou Doutorado (nome do curso).

 2. Sumário. Trata-se do índice que enumera os itens do Projeto e os respectivos números das páginas em que se encontrarão a seguir. Todos os itens aqui apresentados (de 1 a 9) deverão estar contidos no Projeto.

 

3. Título do Projeto. O título deve expressar de modo sintético, fiel, claro e objetivo, o conteúdo temático da pesquisa, identificando seu objeto.

4. Introdução. O candidato apresenta aqui a origem de seu Projeto: as experiências e atividades pessoais e profissionais que o levaram a se interessar por um Mestrado e/ou Doutorado, por esse tema escolhido, por esse problema a ser pesquisado. Deve informar qual foi a sua formação acadêmica e o que espera de resultados profissionais com esse Mestrado ou Doutorado.

5. Problema, Objeto e Objetivo da Pesquisa. O candidato deve expor aqui de forma concisa e clara qual é o problema que justifica essa pesquisa. Deve indicar qual é o objeto da pesquisa (fenômeno ou situação, em que o problema se encontra) e qual é o objetivo de pesquisar esse problema e objeto. O objetivo da pesquisa deve ser factível, não pode ser uma tarefa muito ampla. O candidato deve indicar também o que pretende com essa pesquisa: quais os resultados práticos que dela espera, para contribuir com o tema em questão.

6. Justificativa. Apresentar a relevância (importância) de se pesquisar esse problema, esse objeto, esse objetivo. Expressar qual a relevância pessoal e social, cultural, política, dessa pesquisa. Relacionar o que já leu sobre o tema (autores, livros). O quanto possível deve indicar as insuficiências teóricas e/ou práticas dos estudos sobre esse tema até o momento e, assim, justificar a importância de pesquisá-lo.

7. Referencial teórico. O quanto possível, o candidato deve indicar o referencial teórico (tendência teórica, autor, autores) que pretende utilizar para fazer a análise crítica dos dados que coletará em sua pesquisa de modo a trazer uma nova compreensão crítica sobre o problema.

8. Metodologia. O candidato deve descrever como pretende coletar as informações necessárias para sua pesquisa: quais os procedimentos que pretende usar, os recursos de que precisará quais as fontes de informação (documentos, pessoas) e a(s) técnica(s) de coleta dessas informações. Deve indicar também, o quanto possível, as etapas previstas para sua investigação, traçando um cronograma mês a mês.

9. Bibliografia. Devem-se relacionar, em ordem alfabética, os livros e artigos que foram lidos sobre o assunto e que foram usados para elaborar o projeto de pesquisa. Podem-se citar também alguns livros que o candidato ainda pretende ler, por serem supostamente essenciais para realizar sua pesquisa, e que agora pode ajudar a esclarecer qual é o referencial teórico que se pretende utilizar.

10. Apresentação gráfica. O Projeto deve apresentar-se impresso em papel A4, Fonte 11 ou 12 Arial ou Times New Roman ou Verdana, espaço 1,5 entre linhas. Margem superior e inferior de 2,5 cm. Margem esquerda de 3 cm. Margem direita de 2 cm. O Projeto poderá ter de 10 a 15 páginas. As páginas deverão ser numeradas.

 

Dra. Dalva M. Martins, professora universitária, Diretora Acadêmica do Instituto Latino-Americano de Educação – ILAE, Foi Diretora da área Internacional de Normas Técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Instituto Latino Americano de EducaĆ§Ć£o ® 2009-2019. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MelhorWeb Tecnologia

+55 (21) 3145-1082 / (21) 3502-1747. Rua Conselheiro Lafaiete, 96/402 - Copacabana. CEP: 22081-020 - Rio de Janeiro - RJ.

Sobre o Site



CalendĆ”rio   |   Contato   |   Mapa do Site   |   PolĆ­tica de Privacidade
 
CEI - Centro de Estudos Internacionais